terça-feira, 18 de novembro de 2008

Programa de bolsas para brasileiros na França

Há oportunidades em diversas áreas da graduação e pós. Inscreva-se!

Publicado em 18/11/2008 - 12:00

A França é a menina-dos-olhos de muitos estudantes, pesquisadores e professores que pretendem complementar a formação no exterior. Motivos não faltam para justificar tal preferência, e não se trata apenas da Torre Eiffel e tampouco do Rio Senna. Os tradicionais centros de pesquisa e a excelência acadêmica das universidades locais estão entre os principais pontos de atração. Para contribuir com a estadia de estrangeiros, o país tem diversos programas de bolsas, alguns oferecidos pelo Ministério de Relações Exteriores e da Educação da França e outros de universidades do país.

Há mais de nove iniciativas que englobam todas as áreas do conhecimento (confira no quadro ao lado as opções). Cada uma delas possui particularidades e requisitos próprios de seleção. Mas, em geral, as bolsas não são reembolsáveis e os candidatos aprovados recebem auxílio financeiro mensal. Das opções, três delas encontram-se com as inscrições abertas: AUF (Agence Universitaire pour la Francophonie), Eiffel e Thales Academia. Brasileiros interessados em estudar na França também podem optar pelo Erasmus Mundus - External Cooperation Window - programa da união européia. Os prazos das candidaturas são variados.

Para participar, em geral, é preciso comprovar bom desempenho acadêmico e apresentar o projeto de estudos a ser desenvolvido na França e, ainda, uma carta de motivação. Além disso, são exigidos conhecimentos intermediários na língua francesa e, para os estudantes das áreas de Humanas, a exigência é de francês em nível avançado. Algumas universidades oferecem cursos intensivos do idioma antes do início das aulas.

Os candidatos que não se enquadram nas possibilidades apresentadas e que possuem pretensão de realizar a pós-graduação na França podem apresentar sua candidatura ao CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), à CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) ou às FAPs (Fundações de Amparo a Pesquisas), órgãos nacionais e estaduais competentes para a gestão e concessão de bolsas para pós-graduação no exterior, inclusive na França.

Para orientação personalizada, da busca de cursos até a inscrição, os estudantes brasileiros podem contatar a CampusFrance - agência de informação do governo francês sobre estudos superiores -, pelo site www.brasil.campusfrance.org.

Nenhum comentário: